.

Ateliê Organizado

[ #pracegover Imagem retangular dividida em 4 partes de tamanhos diferentes. No lado esquerdo, uma imagem colorida do desenho infantil Mister Maker com o apresentador branco, cabelo curto loiro, sorrindo, vestindo tênis verde claro com ponta branca, calça preta, camiseta verde, colete colorido e blazer marrom claro. No chão um tapete de círculo vermelho. Atrás do apresentador, um personagem em forma de triângulo amarelo, e um quadrado verde. Ambos sorrindo. No meio a imagem é dividida em duas, em cima está escrito “Ateliê Organizado” em verde e o logotipo da empresa “time is life – organização profissional” em preto. Abaixo, escrito “Mister Maker” com as letras coloridas. No lado direito, o apresentador aparece da cintura pra cima, sentado, com objetos numa mesa de toalha azul. Ele segura um prato com torrada e talheres. ]

Além de aprender a ter sempre cola branca e tesoura sem ponta em mãos, aprendi um dos princípios da organização enquanto assistia Mister Maker: a importância da categorização de objetos, principalmente para ter um ateliê organizado.

Qual o tipo de atividade desenvolvida no seu ateliê?

Para saber como armazenar corretamente o seu material, você precisa definir o tipo de artesanato desenvolvido no seu ateliê. Você faz sabonetes? Velas perfumadas? Costura? Trabalhos com feltro, papel, mdf, biscuit, patchwork…?
Você não precisa trabalhar só com um tipo de material, realizar somente um tipo de artesanato.
Mas facilita muito você definir o material de cada atividade.

Mesa de trabalho

Seu lugar sagrado. Você precisa manter esse espaço livre e ter o compromisso de sempre arrumá-lo no fim de um dia de trabalho, mesmo que e principalmente se você tem esse espaço na sua casa.
Isso ajuda a motivar e evitar a procrastinação!

Outros móveis

Você tem armário para guardar o material extra?
Acho interessante armários acomodarem o extra e o que é mais utilizado ficar acessível em prateleiras ou em chapa de Eucatex¹.
Fora que o visual fica incrível!!!
Use e abuse também de caixas organizadoras e use o seu dom para customizá-la.

Chapa de Eucatex

[ #pracegover Chapa¹ branca com furos e ganchos com cestos pendurados organizando fitas adesivas, tesouras, cestos com material de artesanato. Imagem retirada do Pinterest.]

Estoque

Você compra tecidos e papéis. Você compra tecidos e papéis em excesso. Ok, é o seu trabalho e nisso chamamos esse excesso de “estoque“.
Porém, se chegar num momento onde você não sabe mais o que tem ou não, temos um problema!
O ideal é que você faça um inventário do seu material.
Se for possível, corte um pedaço pequeno de cada item e faça um inventário físico.
Caso não seja possível cortar e colar, tire fotos e faça um inventário digital (ótima alternativa para ter como mostrar aos seus clientes).

Esse post te ajudou? Compartilhe com quem também tem um ateliê ou pensa em ter um!
Estou finalizando um E-book recheado de dicas para esse tipo de organização e assim que estiver pronto, coloco aqui no site.
Caso tenha algum assunto que você gostaria que eu abordasse, deixe sua sugestão aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *